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Tecnologia - Desenvolvimento - Programação
Padrões de projeto em um software
A padronização de projetos é um processo necessário dentro de um software que tem como objetivos crescer e escalar.
Quando não implantada, os colaboradores podem agir de forma aleatória e distinta, aumentando muito o código e dificultando a legibilidade, já que cada colaborador pode criar um tipo de lógica diferente. Como consequência, isso torna a manutenção mais complexa e demanda maior tempo para resolução de problemas, gerando um custo maior para a empresa.
O que são padrões de projetos dentro de um software?
Primeiramente, precisamos entender que assim como em outras áreas, padrões são comportamentos que se repetem com frequência.
Como nossa intenção não é reinventar a roda, podemos buscar no passado para achar alguém que já encontrou soluções para os tipos de problemas mais frequentes. Em 1995, foi publicado o livro "Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software" que discute 23 padrões de projetos. Os autores deste livro, Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, são conhecidos como a "Gangue dos Quatro" (Gang of Four) ou simplesmente "GoF".
Os padrões são divididos em 3 categorias:
- Padrões de Criação: Têm como objetivo abstrair a instanciação de objetos. Com eles, o sistema vai solicitar um objeto de um determinado tipo e o terá na estrutura que deseja, sem problemas ou empecilhos. Fazendo um paralelo com o mundo real: em uma empresa de manutenção de computadores, quando algum componente de um computador estraga, ela o solicita a um terceiro, recebe e instala sem se preocupar com o processo de fabricação.
- Padrões estruturais: Os padrões estruturais explicam como montar objetos e classes em estruturas maiores, mas ainda mantendo essas estruturas flexíveis e eficientes. Uma analogia com o mundo real seria: eu tenho um carro e quero adicionar um GPS, trocar os pneus e colocar um aerofólio. Ou seja, adicionei componentes e funcionalidades de forma estável sem perder o que já havia antes.
- Padrões comportamentais: Define como cada componente irá se comportar e como ele irá se comunicar com os demais componentes.
Por que usar?
Ao usar padrões de projeto ou estabelecer os nossos próprios padrões, podemos prevenir conflitos de código, facilitar a leitura e manutenção, garantir a reutilização de nossos componentes e aumentar a produtividade. Tudo isso ao mesmo tempo em que reduzimos o custo e o tempo de produção de novas partes do sistema.
E, claro, não precisamos nos prender a um tipo de solução, ou apenas às soluções que já foram abordadas antes. Cada problema pode ser resolvido de diversas formas diferentes, mas é importante tomar cuidado para que seu sistema não vire um "Frankenstein" (com várias partes de formas diferentes e mal estruturadas).
Um site com mais informações para quem quer aprender sobre é o Refactoring.Guru. Nele, você encontra informações sobre padrões de projeto de forma simples e didática, além de também proporcionar dicas relevantes para quem ficou interessado sobre o tema.
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