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Os desafios enfrentados por uma startup na Black Friday

Paola Heitmann

Nesse ano, os meses de outubro e novembro trazem consigo grandes expectativas de retorno pós pandemia que, para muitas empresas, é a garantia de sobrevivência para a próxima temporada.

Empresas de todos os portes e segmentos aproveitam a movimentação comercial ancorada, principalmente, pelo aumento do poder de compra da população em meses de décimo terceiro. Para startups, esse cenário auxilia no crescimento de sua base de clientes, seu ticket médio e facilita, até mesmo, o lançamento de novos produtos no mercado. Essa expectativa se deve pela retomada definitiva do mercado em sua totalidade, com empenho e estratégias bem direcionadas.

Herança de um período não tão distante

Durante os últimos anos, impulsionadas pelo cenário pandêmico, as startups tiveram que aprender sobre gestão eficiente, necessidade de capital de giro, inteligência financeira e fluxo de caixa.

Foi necessário empenho, dedicação e muito investimento em estrutura para home office, treinamento, desenvolvimento e atualizações constantes. Principalmente no que tange segurança de dados, novas ferramentas e a utilização de tecnologia como suporte para realização das atividades - tudo isto tentando sobreviver ao cenário caótico causado pela queda no faturamento.

Haja fôlego!

O cenário atual das startups: desafios e possibilidades

Embarcadas neste novo (mas não tão novo) modelo de gestão, as startups tiveram um crescimento exponencial nos últimos anos, abocanhando grande parte do mercado. Isso acontece porque esse modelo de empresa consegue responder rapidamente às mudanças do perfil de compra da população, com alta tecnologia acessível e perfil inovador.

Porém, como todo negócio que busca a perenidade, o principal desafio nesses espaços é a mesclagem da cultura jovem com os ensinamentos da velha guarda da Administração. Considerando complexidade e alta concorrência de mercado, muitas startups estão, ainda, engatinhando em relação ao desenvolvimento do negócio de forma estruturada e precisam recorrer a consultorias e assessorias externas para auxiliá-los em um processo de crescimento sustentado e, ao mesmo tempo, dinâmico.

É interessante perceber que por mais jovem que uma empresa seja, e independente da sua cultura ser mais sóbria ou despojada, os processos responsáveis pela manutenção saudável do negócio tem o mesmo fundamento: INFORMAÇÃO.

E veja bem: em um ambiente tecnológico e tão integrado através das diversas plataformas e redes sociais, esta informação chega de todas as formas! Em formato de posts, métricas, reações, engajamento, parcerias, reportagens, dentre outros.

Em dias de Black Friday, esta movimentação se torna ainda mais expressiva e é fundamental que os gestores e especialistas sejam ágeis e tenham em mãos dados confiáveis para se antecipar ao mercado e garantir o melhor resultado esperado.

Se uma startup tem informação, ela tem tudo

Certíssimo! Mas… quais informações?

Pois bem, para ajudar estas startups - e todas as outras empresas -, seguem abaixo algumas dicas do que ter preparado para este evento:

1. Fluxo de Caixa

Sim. O Fluxo de Caixa deve ser quase o “livro de cabeceira” dos gestores. Tanto o de Tesouraria quanto o Projetado te darão a informação de sua disponibilidade de caixa imediato, da sua necessidade de capital de giro, complementação de verbas e até mesmo possibilidade de investimentos.

2. Orçamento de Receitas e Despesas

O Orçamento, quando construído de forma racional (ou seja, em valor e volume), é a ferramenta norteadora para execução das estratégias do negócio. Ele nos diz onde queremos chegar como empresa, qual nosso objetivo e quanto nos custará para chegar até lá.
Limites claros e bem definidos dão a todos os gestores a liberdade de construir seus resultados e, através de um acompanhamento sistemático dos desvios, reajustar o caminho reduzindo prejuízos de forma ágil.

3. Marketing Estratégico

O Marketing é o principal canal de divulgação das empresas. É a sua identidade em forma de imagem!
Campanhas direcionadas, bem estruturadas, que criam nos clientes um sentimento de conexão com a marca, que os aproximam da startup e de seus colaboradores e despertam a sensação de fazer parte de um estilo de vida único é a chave para a consolidação da marca como primeira opção de compra.

4. Playbooks

Processos bem desenhados e com datas e prazos amarrados são claramente os maiores responsáveis pela redução de custos e despesas. Durante o processo de elaboração dos playbooks, podemos identificar os gargalos existentes na execução de cada passo do processo. Isso engloba todas as áreas da startup de forma sinérgica e permitem a aplicação medidas de contenção e correção através de ferramentas como o PDCA.

5. Vontade

A vontade de crescer e se desenvolver é primordial para a manutenção de qualquer negócio. Colaboradores automotivados, que têm em si a vontade de se superar e aprender sempre mais, garantem a execução plena dos processos com a busca constante pelo melhor método - e de forma super criativa!

6. Planejamento

Por último, mas de forma alguma menos importante, o Planejamento é o alinhamento de todas as informações acima de forma estruturada. No caso específico da Black Friday, planejar as mídias, metodologia de campanha, prazo de divulgação, percentuais de desconto, temas, landing pages, formas de divulgação em massa, speeches claros e empolgantes, tudo isto dentro do orçamento disponível é um desafio gigantesco. Desafio esse que se torna ainda maior com a responsabilidade dos gestores e diretores de manter o time engajado e o clima de ansiedade saudável.

Não há o que se falar quanto a necessidade de superação constante das variações de mercado e perfil de compra dos clientes no que diz respeito à oferta de produtos e serviços de startups. As grandes empresas detêm toda a disponibilidade de mídia dos principais canais e as redes sociais estão infestadas de hashtags sobre política e futebol, basicamente anulando qualquer investimento em Ads.

A atenção dos consumidores em 2022 está dividida entre as Eleições, Copa do Mundo e as comemorações de final de ano e obter e manter o interesse de novos compradores diante de toda a comoção causada por estes três acontecimentos se tornou a grande chave para o sucesso.

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Paola Heitmann

Coordenadora administrativa, Barbie profissões, especialista em reuniões e apreciadora de café e Red Bull de coco.

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