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Mercado de trabalho - Cartão de visita digital - Networking

Networking: O que candidatos a emprego devem saber para superar o layoff

Marina Darcie

O mercado de startups sempre encarou uma série de desafios para crescer, mas, desde o último ano, o cenário se agravou ainda mais. Diante de incertezas políticas e econômicas globais, empresas em todo o mundo têm anunciado cortes diários em seu quadro de funcionários.

Notícias que fazem menção à onda de layoffs que toma empresas de diversos países, incluindo o Brasil, estão cada vez mais recorrentes. A especialista em recrutamento de talentos Júlia Santana explica que layoff é um processo em que empresas optam por “suspender temporariamente, ou até mesmo encerrar, os contratos com os colaboradores para se recuperar de alguma crise, geralmente financeira”.

Nos primeiros dias deste ano, foram demitidos mais de 20 mil funcionários de 91 mil empresas de tecnologia distribuídas pelo globo. A média é de 1,6 mil pessoas perdendo seus empregos diariamente durante o período avaliado pela Layoffs.fyi em relatório.

O mercado nacional

Embora muitos negócios tenham sofrido com as consequências negativas da pandemia, algumas empresas de tecnologia foram capazes de se adaptar rapidamente e até mesmo crescer durante esse período. Aceleração da transformação digital e o crescimento do comércio eletrônico são os principais responsáveis pelo crescimento desse setor, que registrou uma alta de mais de 60% na taxa de contratação se comparado com o período pré-pandêmico.

No entanto, o crescimento desenfreado não garantiu a longevidade do setor, que agora sofre com pressão de investidores, dependência de capital de risco e as mudanças nas necessidades do consumidor.

No Brasil, esse é o setor que mais sofre com o corte de funcionários - as constantes demissões em massa popularizaram o termo layoff na área. Em janeiro de 2023 foram mapeadas 44 demissões em massa de 38 empresas de tecnologia. De acordo com o relatório, pelo menos 5,6 mil profissionais foram dispensados e não há previsão de redução nessa taxa para o futuro imediato.

Existe um culpado pelos layoffs?

A onda de demissões afeta não apenas as empresas, mas também os trabalhadores. Os layoffs podem ter um impacto significativo na autoestima dos funcionários, resultando na incerteza, ansiedade e estresse financeiro.

Muitas vezes, o colaborador não compreende porque foi escolhido e internaliza a culpa da demissão, mesmo sem nenhum problema de desempenho aparente. Sobre isso, Júlia aponta que há uma combinação de fatores que determinam a estratégia e eles passam, principalmente, pela avaliação da importância do cargo e impacto da perda daquele profissional no setor.

Foi pego por um layoff? Confira boas práticas para recolocação no mercado

Segure na minha mão, vamos encarar a luta para a recolocação!

Se você passou por uma situação como essa recentemente, é compreensível que esteja se sentindo triste, injustiçado ou inseguro. Mas, é importante lembrar que essa experiência não prejudica a reputação da sua carreira, já que “todos os profissionais do mercado atual sabem que os layoffs vêm de inúmeros fatores externos, não necessariamente relacionados ao desempenho desse profissional”, disse Júlia.

A opção mais segura, nesse momento, é levantar a cabeça e iniciar seu processo de recolocação no mercado de trabalho. E estou aqui para te ajudar, contando boas práticas que podem facilitar esse caminho. Permita-se sentir sua frustração e ficar triste e, quando se sentir preparado, mãos à obra!

1. Que tal retomar aquele curso que ficou parado anos atrás porque estava sobrecarregado demais para terminar? Segundo Júlia, recrutadora especialista entrevistada por nós, estudar e se atualizar através de cursos, mentorias e workshops enriquece seu perfil profissional e auxilia na busca pela posição que almeja.

2. Você não está sozinho. Eu sei que a situação é desoladora e você está se questionando sobre muitas coisas, mas existem outras pessoas que estão na mesma situação que você e também precisam de amparo. Vamos construir relacionamentos! Eles vão ajudar a passar por esse momento e encontrar novos caminhos. É clichê, mas todo clichê é uma verdade repetida mil vezes: duas cabeças pensam mais do que uma. Imagine, então, poder contar com uma rede disponível para criar novas oportunidades?

3. Vamos tirar as teias de aranhas e a poeira do seu perfil do Linkedin. Há indícios de que escrever um texto agradecendo pelas experiências vividas em seu antigo cargo, compartilhando a situação de forma honesta, é um passo importante. Essa é uma etapa importante para superar o layoff e quem nos ensina isso é a BBC News, que afirma que essa estratégia, além de proporcionar um desfecho para o profissional (aquela sensação de capítulo encerrado, sabe?), também abre espaço para o funcionário receber apoio de sua rede.

O poder do networking

Mostrar-se grato, resiliente, adaptável e bem-preparado para um novo cargo é importante. Mas a formação de redes é a melhor estratégia para ser bem-sucedido. Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE-PR com executivos de sete capitais brasileiras mostrou que 76% dos empresários procuram fornecedores dentro de sua rede de amigos!

Estima-se, ainda, que mais de 70% das vagas não chegam a ser divulgadas. O "mercado de vagas escondidas" ocorre porque as empresas preferem contratar por meio de indicações de seus próprios funcionários ou de pessoas que já trabalharam na empresa, ao invés de abrir uma seleção ampla de candidatos. Para elas, esse método pode ser mais rápido e eficiente.

Criar conexões empáticas e verdadeiras é valioso: quanto mais contatos você tem, mais chance de fechar negócio!

Confira essas dicas de como criar uma rede forte e diversa de networking:

1. Defina seus objetivos: antes de iniciar o networking, defina quais são seus objetivos profissionais, quais empresas ou áreas você tem interesse em trabalhar e o que pode oferecer para elas;

2. Esteja presente nos eventos do setor: participar de eventos, conferências, cursos e workshops relacionados à sua área de atuação é uma ótima maneira de conhecer pessoas e se conectar com profissionais do mercado. Além disso, esses eventos podem oferecer informações valiosas sobre tendências e oportunidades;

3. Tenha suas informações sempre à mão: as pessoas que você conhece podem querer entrar em contato com você mais tarde. Ter seus dados e conquistas mais relevantes de prontidão demonstra preparo e profissionalismo e evita que oportunidades de negócios sejam perdidas por falta de comunicação! Já pensou em ter um cartão de visita digital para te ajudar? Com Monocard, você compartilha seus dados com eficiência e praticidade e otimiza suas conexões;

4. Seja proativo: não espere que as pessoas venham até você. Procure contatos relevantes em sua área de atuação e envie mensagens para essas pessoas! Seja cordial, compartilhe suas intenções e se disponha para contribuir com seus conhecimentos e aptidões;

5. Esteja presente nas redes sociais: elas podem ser uma grande aliada na hora de fazer networking. Use o LinkedIn para se conectar com profissionais da sua área, participe de grupos relacionados à sua profissão e compartilhe conteúdo relevante para sua rede de contatos;

6. Mantenha contato: conhecer é legal, mas manter o relacionamento é mais importante ainda. Envie mensagens de vez em quando, convide para um café ou para um evento do setor e esteja sempre disponível para colaborar,

7. Seja autêntico: é importante ser autêntico em todas as suas interações! Mostre quem você é, seus interesses e suas habilidades. As conexões mais fortes e duradouras são aquelas em que as pessoas se conectam de forma genuína e autêntica.

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