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Mercado de trabalho - Marketing - Networking

A importância da inteligência de dados para decisões empresariais

Marina Darcie

No cenário atual das empresas, a tecnologia é fundamental para impulsionar o sucesso. Para se destacar da concorrência e atender às exigências dos clientes, as organizações precisam modernizar seus processos, com foco em inteligência de dados e análises avançadas.

Dia desses, li um artigo que dizia que 90% das empresas brasileiras investem em ferramentas de análise de dados para identificar tendências e padrões de consumo - uma porcentagem consideravelmente maior do que os demais países da América Latina. Não foi de uma hora para a outra que a utilização da inteligência de dados se tornou uma estratégia fundamental para as empresas que buscam se manter competitivas no mercado e não podemos mais ignorar: estamos cada dia mais voltados para uma gestão engajada e inteligente que busca seus objetivos nos dados.

Falo isso com proficiência, já que trabalho diariamente com a criação de estratégias de posicionamento.

O que é inteligência de dados

Empresas de diferentes segmentos utilizam a inteligência de dados como estratégia para a tomada de decisões. Por exemplo, um e-commerce pode utilizar a análise de dados de comportamento dos usuários para identificar padrões de consumo e oferecer produtos personalizados de acordo com as preferências dos clientes. Já uma empresa de telecomunicações pode utilizar a análise de dados para identificar tendências de consumo e oferecer planos mais adequados às necessidades dos clientes.

Mas, estou me precipitando. Vamos começar do começo?

A descrição mais recente de inteligência de dados inclui as etapas de coleta, organização, análise e interpretação de informações que são relevantes para a tomada de decisões empresariais. A partir desse conceito, entende-se que inteligência de dados envolve um conjunto de ações de coleta para uma empresa de tecnologia que podem ser completamente diferentes das ações de coleta de uma empresa de sapatos, por exemplo. Tudo depende dos objetivos micro e macro, indicadores de sucesso e planejamento de cada setor.

A análise avançada é um método eficiente justamente por isso! Com ela, você pode examinar grandes volumes de dados variados e obter informações valiosas.

Em um contexto empresarial, a tecnologia de análise avançada tornou-se fundamental, especialmente com o aumento da produção de dados em operações diárias e interações com os clientes.

E de onde raios vêm esses dados? Onde eles moram e do que se alimentam?

Essas informações que servirão para análise podem ser obtidas a partir de diferentes fontes. Com a adoção de tecnologias inteligentes e conectadas à rede na maior parte dos processos empresariais, é muito mais fácil ter acesso a um banco de dados complexo e cheio de boas informações! Algumas opções interessantes que você pode sondar se se aplicam no seu segmento são:

a. dados de vendas, como vendas realizadas, valor, quantidade, localização, período, tipo de produto ou serviço;

b. dados de clientes, como idade, gênero, localização, comportamento de compra e histórico de compras;

c. dados de estoque, como a quantidade de produtos disponíveis, tempo de permanência no estoque, movimentação de estoque;

d. dados de produção, como a produção de bens ou serviços, como tempo de produção, custos envolvidos e nível de qualidade;

e. dados de marketing, como campanhas publicitárias, redes sociais e eventos;

f. dados financeiros, tais quais saúde financeira da empresa, receitas, despesas, fluxo de caixa e rentabilidade;

g. dados de concorrência, como estratégias e desempenho dos concorrentes, preços, produtos, serviços e marketing;

h. feedback dos clientes, coletados a partir de pesquisas de satisfação, comentários em redes sociais e reclamações.

As vantagens da análise de dados avançada para sua empresa

Em português claro, as empresas podem evitar decisões baseadas em suposições ou intuição, que muitas vezes podem ser imprecisas ou desatualizadas e fazer uso da inteligência que seus próprios processos internos produzem para melhorar sua performance. Com informações precisas e atualizadas em mãos, as decisões podem ser mais embasadas e estratégicas, o que pode resultar em um aumento da eficiência e produtividade da empresa.

Nesse ponto, podemos pensar em desempenho interno e externo:

  • Interno: a inteligência de dados pode ajudar as empresas a identificar gargalos e pontos de melhoria em processos internos, permitindo a otimização desses processos e um aumento da eficiência da empresa como um todo. A adoção de sistemas inteligentes auxiliam também na automatização de tarefas rotineiras, liberando os funcionários para se concentrarem em iniciativas mais estratégicas.
  • Externo: essa abordagem fornece insights valiosos. Com ela, é possível identificar tendências de mercado, permitindo que a empresa se adapte às demandas do mercado e ofereça produtos e serviços mais adequados às necessidades dos clientes.

Desafios na implementação da inteligência de dados

Apesar das vantagens da utilização da inteligência de dados, a implementação dessa estratégia pode apresentar alguns desafios. Dentre eles, faço questão de mencionar:

1. Acesso e qualidade dos dados: Para que a inteligência de dados seja efetiva, é necessário ter acesso a dados precisos e atualizados. Muitas vezes, as empresas enfrentam dificuldades para obter dados de qualidade e integrá-los de forma eficiente em suas operações;

2. Tecnologia e infraestrutura: A implementação de processos guiados por inteligência de dados requer tecnologia e infraestrutura adequadas para a coleta, armazenamento, processamento e análise dos dados. As empresas podem enfrentar desafios na escolha das ferramentas certas e na integração com seus sistemas existentes. É necessário, ainda, garantir a qualidade dos dados e a segurança da informação e isso pode exigir investimentos em tecnologia e treinamento de equipe;

3. Ética e privacidade dos dados: O tópico anterior nos traz a esse e ao próximo! A coleta e análise de dados também apresentam desafios éticos e de privacidade, especialmente com a crescente regulamentação de dados em todo o mundo. As empresas precisam estar cientes das leis e regulamentações aplicáveis e garantir que seus processos estejam em conformidade com elas.

4. Habilidades e talentos: A análise de dados requer habilidades técnicas específicas, incluindo estatística, programação e análise de dados. As empresas podem enfrentar dificuldades para encontrar e reter talentos com essas habilidades;

5. Cultura organizacional: A implementação de processos guiados por inteligência de dados pode exigir mudanças na cultura organizacional da empresa, incluindo a forma como as pessoas pensam e tomam decisões. É importante que a liderança da empresa esteja engajada e comprometida com a mudança para garantir que a cultura organizacional apoie a implementação de processos guiados por inteligência de dados.

Inteligência sobre conexões

Não poderia finalizar esse texto sem falar de um segmento muitíssimo importante nesse debate: o de vendas. É no setor de vendas que ocorrem as conexões que ligam sua marca a fornecedores, parceiros e clientes. E os dados sobre conexões e networking gerados por colaboradores e vendedores podem fornecer informações valiosas para a sua empresa! Esses dados podem ajudar sua empresa na:

1. Melhoria das vendas: Identifique oportunidades de vendas adicionais. Por exemplo, se um colaborador se conecta com alguém que trabalha em uma empresa que pode ser um potencial cliente, você pode usar essa informação para iniciar uma conversa com essa empresa sobre suas necessidades;

2. Melhoria da colaboração: Melhore a colaboração entre as equipes e departamentos da empresa. Ao identificar como as pessoas se conectam, a empresa pode criar oportunidades para que as equipes trabalhem juntas e compartilhem conhecimento;

3. Identificação de tendências: Identifique tendências e mudanças em um setor ou mercado. Veja só, se muitos colaboradores e vendedores estão se conectando com pessoas de uma empresa específica, isso pode indicar que essa empresa está ganhando importância em seu setor;

4. Identificação de lacunas: Detecte lacunas em habilidades ou conhecimentos dentro da empresa. Se muitos colaboradores se conectam com pessoas que têm habilidades específicas que faltam dentro da empresa, a empresa pode considerar a contratação de alguém com essas habilidades;

5. Identificação de influenciadores: Revele influenciadores em seu setor. Eles podem ser contatados e usados para promover a marca e os produtos da empresa.

Os dados de conexões e networking gerados por colaboradores e vendedores podem fornecer informações valiosas para uma empresa, e nós temos uma ferramenta poderosa e completa que vai te auxiliar nessa missão! A Monocard oferece um plano de assinatura desenvolvido com exclusividade para empresas que querem aumentar a performance de sua equipe através da análise de dados e acompanhamento de desempenho.

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EMPRESA

Isso é especialmente importante em um mundo cada vez mais competitivo e incerto, em que as empresas precisam tomar decisões rápidas e assertivas para se manterem relevantes no mercado. Se você ainda não está utilizando a inteligência de dados em sua empresa, está na hora de considerar essa tecnologia como uma aliada para o sucesso do seu negócio. Quem avisa, amiga é!

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Marina Darcie

Analista de Marketing Pleno, doutora em Comunicação, louca por gatos, comida e filmes com temática natalina.

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