Frete grátis para todo Brasil

header

Internet - Inovação - Startup

Conheça a história da internet

Marina Darcie

Somos todos viciados em tecnologia desde que o mundo é mundo. Buscamos formas de facilitar nossa vida todos os dias, criando e revolucionando ferramentas que nos auxiliam nas tarefas diárias. Eventualmente, nos tornamos tão dependentes dessas tecnologias que é difícil imaginar a vida sem elas.

E isso não é diferente com a internet!

Uma das maiores invenções do século passado, a internet mudou a forma como nos comunicamos, nos divertimos, consumimos, vivemos. Um levantamento recente mostrou que o Brasil é o quinto país com maior número de pessoas conectadas à rede!

Mas, você sabe como ela surgiu? No post de hoje eu te conto suas origens!

Como nasceu a Internet?

Você já se perguntou quando foi que um computador começou a conversar com outro computador?

Há 40 anos, quando o telégrafo e o telefone reinavam como o ápice da velocidade em comunicação, os computadores eram apenas máquinas para resolver cálculos difíceis e armazenamento de informações. Isso representa uma parte muito pequena do que os computadores são capazes de fazer nos dias atuais e, olhando dessa forma, não nos parece um uso assim tão atraente, né? Por isso, sua utilidade tinha fins principalmente científicos e governamentais.

O cenário da Era da Informação nasce em um contexto de Guerra Fria (1945-1991) em que Estados Unidos e URSS, as duas maiores potências econômicas, políticas e, claro, tecnológicas, buscavam por diferentes formas de proteger suas informações e comunicações. Foi pesquisando por essa solução que a Internet foi criada.

Quem usa hoje a internet para navegar nas redes sociais e sanar dúvidas peculiares no Google (eu sei que você já fez) nem imagina que sua concepção teve origem no trabalho de peritos militares estadunidenses.

Estratégias de guerra, universidades e a internet que nós conhecemos

A ideia era de que as linhas de comunicação dos EUA fossem estruturadas de forma a permanecerem intactas ou que pudessem ser facilmente recuperadas se sofressem um ataque nuclear.

Isso quer dizer que a rede precisava sobreviver à retirada ou destruição de qualquer computador ligado a ela, então, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (ARPA - Advanced Research Projects Agency) criou o protótipo da primeira rede de internet, a Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network).

No entanto, a internet era um projeto muito caro para que o setor privado se arriscasse em seu desenvolvimento e assumisse a frente dessa empreitada, então o apoio do governo foi fundamental. Por isso, mesmo que o interesse fosse inicialmente o domínio da comunicação conectada pelo setor militar para segurança pública, o desenvolvimento da internet se deu em parceria com as universidades americanas.

No dia 29 de outubro de 1969, foi estabelecida a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford. Nessa data, foi enviado o primeiro e-mail da história!

Cá entre nós, há boatos de que a internet era usada pelos estudantes, principalmente, para compartilhar seus conhecimentos e informações sobre Star Wars!

De qualquer forma, construir a internet como espaço de socialização nas universidades permitiu que ela fosse fundada como conhecemos hoje: um lugar de livre comunicação e código aberto. As universidades viam na internet um potencial educacional muito grande devido às possibilidades de difusão e compartilhamento de informação de forma abrangente. Por isso, a internet se desenvolveu num ambiente seguro, propiciado por recursos públicos e pesquisa orientada para missão, sem sufocar a liberdade de pensamento e inovação.

A conexão a partir do WWW

Foi só na década de 1990, nos aposentos suíços do CERN, que um britânico cientista, físico e professor chamado Tim Berners-Lee desenvolveu um navegador que chamou de World Wide Web.

Conhecido como o pai da internet, Tim se dedicou a criar uma linguagem mundial para que todos os computadores pudessem estar ligados à mesma rede, se comunicando com códigos semelhantes. A partir da criação do WWW, veio o “boom da internet” e, desde então, a internet foi tomando lugar em nossas casas e atividades diárias.

Você sabia?

1. O primeiro site da história foi criado em 1991 pelo físico britânico Tim Berners-Lee. Ele criou o site como uma forma de compartilhar informações sobre o projeto World Wide Web com outros pesquisadores.

2. O primeiro emoji conhecido foi usado em 1982. Foi criado por Scott Fahlman, um professor da Universidade Carnegie Mellon. O emoticon era simplesmente :-) e era usado para indicar que uma mensagem era uma piada.

3. O primeiro vídeo do YouTube foi enviado em 23 de abril de 2005. O vídeo, intitulado "Me at the zoo", foi enviado por um dos fundadores do YouTube, Jawed Karim.

4. A palavra "internet" vem da contração de "interconnected networks", que significa "redes interconectadas".

5. Estima-se que existam atualmente mais de 1,8 bilhão de sites ativos na internet.

Hoje em dia, a internet é uma rede global de computadores interconectados que permite o acesso a uma ampla variedade de informações, serviços e aplicativos. Do vídeo de gatos fofinhos ao extrato bancário, nós nos adaptamos a ter toda sorte de conteúdo na palma das nossas mãos e contamos com a internet para resolver quase tudo na vida - desde assuntos pessoais aos de trabalho.

É muito interesse observar que, da criação da roda ao banho quentinho de todos os dias, existem invenções que revolucionaram nosso cotidiano, virando nossas rotinas de cabeça para baixo em pouquíssimo tempo. Sem dúvidas, a internet é uma delas.

E aí, tem curiosidade para saber a origem de alguma outra tecnologia que faz parte da sua vida?

CONHEÇA O
MONOCARD

Saiba onde nos encontrar

O blog não é nosso canal exclusivo de relacionamento. Você pode encontrar mais do conteúdo caprichado que nosso time de Social Media prepara também em outras redes!

Confira tudo que preparamos para você e nos acompanhe no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e TikTok.

Marina Darcie

Analista de Marketing Pleno, doutora em Comunicação, louca por gatos, comida e filmes com temática natalina.

A Monocard traz uma forma inovadora de conectar pessoas. Transformamos possibilidades em realidade, e trazemos a praticidade do mundo digital para o físico.

payment

Contatos


Monocard® é uma marca registrada com patente pendente de MONO DIRECT LTDA. | CNPJ: 40.203.159/0001-28 - Todos os direitos reservados 2023