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Empreendedorismo - Marketing - Branding
Branding: Como criar uma marca memorável e aumentar suas vendas
No mundo competitivo de hoje, é muito importante construir fixação de marca e ser lembrado no mercado de trabalho para alavancar suas vendas. Mas não basta ser lembrado! Precisamos ser estratégicos na forma como queremos ser lembrados. A essa atividade consciente se dá o nome de branding.
Vamos fazer um exercício de reflexão? Pense no seu empreendimento e se questione:
- Como está seu planejamento de comunicação?
- Ele reflete seus valores?
- Os serviços que você presta estão bem definidos nos seus conteúdos?
- Esses conteúdos geram identificação com seu público?
Quando as pessoas se lembram de sua marca, elas são mais propensas a considerá-la quando precisarem de um produto ou serviço que você oferece. Além disso, se as pessoas têm uma boa impressão de sua marca, eles são mais propensos a recomendá-la para outras pessoas.
Como comunicadora, te garanto que a construção de uma boa reputação no mercado de trabalho é importante porque pode ajudar a construir confiança e credibilidade com clientes potenciais. A ação de branding por diversos processos construtivos, como o fornecimento de excelente atendimento ao cliente, pelo oferecimento de produtos ou serviços de qualidade e, não menos importante, pela comunicação consistente e autêntica.
Pegue na minha mão e vamos aprender que construir um branding sólido e ser lembrado no mercado de trabalho pode ajudar a alavancar suas vendas, pois aumenta a probabilidade de as pessoas considerarem sua marca quando precisarem de um produto ou serviço que você oferece.
Nesse texto te ensino a importância do branding e como você pode aumentar suas chances de recomendação entre as pessoas.
O que é branding e para o que ele serve?*
O termo "branding" foi emprestado do verbo "to brand", da língua inglesa, que significa marcar com um ferro quente. No contexto do marketing, a palavra é utilizada para dar nome ao processo de criar uma identidade distintiva para uma empresa (ou produto), que seria reconhecida e facilmente associada pelo público.
Então, temos que o propósito de se pensar em branding está ligado à concepção de uma identidade única para uma empresa, produto ou indivíduo. E isso inclui criar uma personalidade, valores e características que são reconhecíveis e memoráveis para o público-alvo.
O objetivo do branding é construir uma conexão emocional positiva e perene com o público, aumentar a visibilidade e a atratividade da marca e, finalmente, impulsionar o valor percebido da marca. Além disso, o branding também pode ajudar a construir confiança e credibilidade, aumentando a probabilidade de conseguir novos negócios e de retenção de clientes.
Se eu não te convenci até aqui, vou tirar o coelho da cartola e te dar minhas últimas cartadas sobre a importância de uma comunicação exclusiva e caprichosa:
1. Diferenciação: uma marca forte ajuda a diferenciar uma empresa ou um indivíduo de seus concorrentes, reforçando a visibilidade e a atratividade para clientes potenciais;
2. Valor: uma marca distinta amplifica o valor percebido de uma empresa ou indivíduo, aumentando o valor de suas ofertas de emprego ou de negócios;
3. Fidelidade: uma marca bem construída auxilia na construção de lealdade entre clientes e empregadores, aumentando a probabilidade de retenção de empregos ou de negócios a longo prazo;
4. Reconhecimento: uma marca bem conhecida ajuda a aumentar o reconhecimento de uma empresa ou indivíduo, criando chances de ser contratado ou de ganhar novos negócios.
Agora que já te convenci de que essa é uma estratégia que trará benefícios de curto e longo prazo para sua empresa, você pode estar se perguntando como começar. Vamos botar a mão na massa juntos?
Maneiras de construir branding
Existem várias maneiras de construir branding, mas as melhores dicas que eu posso te dar são estas aqui:
1. Defina sua marca: comece identificando a personalidade, os valores e as características que tornam sua marca única. Descubra como diferenciá-la dos seus concorrentes;
2. Crie uma estratégia de comunicação: decida como você vai comunicar sua marca. Essa passo inclui criar um logotipo, um slogan e uma paleta de cores tanto quanto definir quais pessoas você quer alcançar e quais meios de fazer isso (por exemplo, não faz sentido criar um Instagram para sua marca se seu público não acessa a internet com frequência);
3. Seja consistente: certifique-se de que todas as comunicações e interações com seu público-alvo são consistentes com a personalidade da sua marca;
4. Faça networking: construir relacionamentos com outras empresas e indivíduos na sua indústria pode ajudar a aumentar a visibilidade e a credibilidade da sua marca;
5. Pesquise: faça pesquisas para entender o que o seu público-alvo pensa sobre a sua marca e use essa informação para melhorar sua estratégia de comunicação;
6. Seja autêntico: seja genuíno ao construir sua marca. Nada de tentar ser alguém ou algo que você não é, ninguém sustenta uma mentira por muito tempo e isso pode prejudicar sua marca no futuro;
7. Follow up: faça acompanhamento de sua marca e de seus esforços de branding, analise seus resultados e faça ajustes onde for necessário. Esse é um processo constante e em construção permanente.
Comunique já a sua marca: crie um cartão de visita digital
Ainda que o branding seja um processo de construção contínua, tome tempo e demande sua energia, não é impossível! E existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para te auxiliarem nessa empreitada. Um cartão de visita digital, como o Monocard, pode ajudar na construção de branding da sua marca!
O Monocard é um cartão de visita eletrônico inovador que permite que você compartilhe informações profissionais de maneira rápida e fácil. Devido ao seu sistema integrado, é possível incluir suas redes sociais, seu e-mail e outros contatos importantes, além de sua foto e logotipo. Isso significa que, se alguém quiser entrar em contato com você, terá tudo o que precisa ao alcance de um clique. As vantagens não param por aí:
1. Facilidade de compartilhamento: dá para compartilhar suas informações de forma física ou digital, facilitando que as pessoas vejam sua marca e entrem em contato com você de forma rápida e eficiente. Aumentar sua acessibilidade favorece seus negócios;
2. Personalização: nossos módulos são ilimitados e você pode escolher quantos quiser preencher! Mostre sua marca de maneira consistente e profissional;
3. Análise: oferecemos inteligência de dados e diversos recursos de análise, como rastreamento de visualizações e cliques, para que você veja como as pessoas estão interagindo com sua marca. Com esses dados em mãos, você pode fazer ajustes onde achar necessário;
4. Integração com as redes sociais: integre suas informações de contato com suas redes sociais e permita que as pessoas vejam sua marca em vários canais.
Não basta ser lembrado: é preciso construir o caminho para ser acessado!
A pessoa interessada no seu serviço precisa saber como chegar até você e ter seus contatos e informações em mãos sempre que precisar. É por isso que ter um cartão de visita digital, como o Monocard, pode ser uma excelente maneira de se destacar e se manter na mente dos potenciais clientes e parceiros de negócios.
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