Frete grátis para todo Brasil

header

Cartão de visita digital - Sustentabilidade - Meio ambiente

Cartão de visita digital: uma opção sustentável para os seus negócios

Marina Darcie

Um cartão de visita digital é uma ferramenta tecnológica que permite que você compartilhe informações pessoais e profissionais de forma rápida e prática, sem a necessidade de cartões de visita em papel.

Monocard é um cartão de visita eletrônico que pode ser acessado por meio de um perfil online personalizado.

Esse perfil pode conter informações como:

  • Nome;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Endereço;
  • Imagem de perfil;
  • Informações profissionais (como empresa onde trabalha, cargo, habilidades e experiência profissional);
  • Links para perfis em redes sociais, entre outros.

Acessado por meio de tecnologia NFC ou QR Code, é possível compartilhar informações de forma rápida e prática, sem a necessidade de imprimir cartões de visita em papel. Então, o Monocard é uma ótima ferramenta de networking mas, no cenário atual, também se apresenta como uma opção mais sustentável para a sua empresa.

Ao utilizar um cartão de visita eletrônico, você elimina a necessidade de imprimir cartões de visita de papel, que muitas vezes são descartados depois de um único uso!

Além disso, ao escolher Monocard, você também contribui para a redução do consumo de recursos naturais utilizados na produção de papel, como água e energia. Afinal, a produção de papel é um processo que consome muitos recursos e pode gerar poluição e impactos ambientais negativos.

Você conhece os impactos ambientais relacionados à produção de papel?

Uma árvore como o eucalipto, bastante utilizada para produzir papel na indústria brasileira, rende 10 mil folhas no tamanho A4.

De acordo com um estudo realizado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará, o consumo médio do brasileiro é de duas árvores por ano, quando pensamos na utilização diária de papel.

Vamos juntos fazer um cálculo rápido?

Considere que nosso país ultrapassou 200 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se multiplicarmos o número de pessoas pelo seu consumo de papel, temos o número exorbitante de 400 milhões de árvores derrubadas anualmente. Isso para uma produção que supre as necessidades internas - nem vou colocar nessa conta a produção para exportação!

Desde os últimos anos, o Brasil tem se desenvolvido mais no que tange o reflorestamento. A Indústria Brasileira de Árvores (IBA) aponta que 9 milhões de hectares de eucalipto e pinus são plantados anualmente, dos quais 36% são destinados para a produção de celulose e papel. Atualmente, a maior parte do papel produzido nacionalmente procede do reflorestamento, fator que auxilia a diminuir o prejuízo ambiental associado ao desmatamento de florestas e esgotamento de recursos.

Os números apontados são relevantes e motivo de orgulho para nosso país, que avança em medidas de segurança e cuidado ambientais. Mas, vale apontar que a problemática em torno do uso diário de papel não envolve apenas gastos de recursos naturais para produção.

Esse hábito cultural pode gerar impacto negativo em todo o ciclo de vida do produto! Não apenas em sua produção mas, também, em seu descarte.

Excesso de lixo, uma preocupação não tão recente

A Agência Senado aponta que, em menos de dez anos, a produção de lixo no Brasil cresceu mais de 12 toneladas!

Esse é um problema debatido nas pautas sustentáveis mais recentes. O descarte de papel é um problema a ser enfrentado porque esse material pode demorar até seis meses para se decompor no meio ambiente. Talvez você até pense que é um curto período de tempo, mas é preocupante quando esse material é descartado em córregos, rios e áreas urbanas, que contribuem para a ocorrência de enchentes e colocam em risco a vida de animais.

Há solução para esse problema?

As iniciativas de reflorestamento e reciclagem contribuem para que o ciclo de vida do papel não gere tantos danos para o meio ambiente, mas eles não são suficientes para minimizar o impacto ambiental do consumo desenfreado de papel nem, tampouco, transformar este hábito em um costume sustentável.

A mudança de hábitos da sociedade é fundamental para a redução do consumo excessivo desse produto. Nesse sentido, a tecnologia desempenha um papel muito importante: o uso da informática, da tecnologia digital e da internet oferece a possibilidade de minimizar significativamente a utilização de papel nas atividades humanas.

Por isso, é importante considerar alternativas mais sustentáveis, como o uso de cartões de visita digitais como o Monocard, que não geram resíduos e não requerem a exploração de recursos naturais.

Defenda suas causas!

A temática da sustentabilidade está mais em alta do que nunca! Isso porque as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre os impactos que suas ações têm no meio ambiente e na sociedade como um todo.

Com a crescente preocupação com as mudanças climáticas, a poluição e a escassez de recursos naturais, a sustentabilidade tornou-se uma pauta importante e urgente em todo o mundo. Nesse sentido, as empresas e organizações estão cada vez mais percebendo a importância de adotar práticas sustentáveis em suas operações.

A disseminação de informações e a conscientização por meio das mídias sociais colocam os consumidores atentos à temática da sustentabilidade e o seu posicionamento no mercado pode ser decisivo para o sucesso da sua marca.

As pessoas têm cada vez mais acesso a informações sobre os impactos ambientais e sociais de suas escolhas de consumo e estilo de vida, e isso as incentiva a adotar práticas mais sustentáveis.

É preciso estar atento à sua reputação que, hoje, está ligada diretamente às pautas que você defende.

Monocard: uma solução sustentável

Com o Monocard, todas as informações que você precisa para se conectar com outras pessoas podem ser facilmente compartilhadas de forma digital e sustentável, sem a necessidade de recursos físicos.

E o melhor de tudo é que você ainda pode personalizar seu perfil e deixá-lo com a sua cara, tornando-o ainda mais atrativo para quem recebe suas informações.

Então, que tal experimentar o Monocard como uma opção mais sustentável e prática para fazer networking? Compartilhe suas informações de forma digital, reduza seu impacto ambiental e ainda esteja na vanguarda da tecnologia!

SEJA SUSTENTÁVEL COM
MONOCARD

Saiba onde nos encontrar

O blog não é nosso canal exclusivo de relacionamento. Você pode encontrar mais do conteúdo caprichado que nosso time de Social Media prepara também em outras redes!

Confira tudo que preparamos para você e nos acompanhe no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e TikTok.

Marina Darcie

Analista de Marketing Pleno, doutora em Comunicação, louca por gatos, comida e filmes com temática natalina.

A Monocard traz uma forma inovadora de conectar pessoas. Transformamos possibilidades em realidade, e trazemos a praticidade do mundo digital para o físico.

payment

Contatos


Monocard® é uma marca registrada com patente pendente de MONO DIRECT LTDA. | CNPJ: 40.203.159/0001-28 - Todos os direitos reservados 2023