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Black Friday - Promoção - Vendas

O que podemos esperar da Black Friday em 2022?

Marina Darcie

A Black Friday é uma realidade no Brasil. Essa data, conhecida pelos grandes descontos no comércio, foi criada nos Estados Unidos por volta dos anos 1960 e, segundo o Correio Braziliense, só passou a ser sinônimo de abundância entre lojas pelo território norte americano em 2002.

Já no Brasil, a Black Friday veio a se tornar tradição 10 anos depois, em 2012. Hoje, é sinônimo de vendas e está consolidada como uma das temporadas mais lucrativas para o varejo.

Entretanto, por mais adaptados que possamos estar à data para comprar aqueles itens que passamos o ano todo pesquisando (eu sei que você faz), nesse ano estamos observando um cenário atípico, com muitas singularidades contextuais. Pandemia, retomada do comércio e das atividades presenciais, guerra na Europa, taxa alta de desemprego, copa do mundo e comemorações de final de ano - tudo junto e ao mesmo tempo! - têm colocado a temporada no foco de análises e pesquisas.

Quero ver o Brasil trazer o hexa!

A estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo acontece na próxima quinta-feira (24 de novembro), véspera da Black Friday, e todos os holofotes brasileiros estarão voltados para a seleção.

Houve, por parte de especialistas em vendas, a reflexão acerca de possível mudança na data de compras deste ano, para que o potencial de lucro em cada uma dessas ocasiões não seja eclipsado pela ocorrência simultânea.

De acordo com nosso analista de vendas, Arthur Mendes, não é apenas a Copa que influencia nas vendas deste ano: “tem sido um tempo bem difícil pós pandemia. Isso porque o perfil dos usuários mudou bastante, tendo em vista a volta de eventos, reuniões e encontros presenciais”.

De qualquer maneira, na sua visão, não podemos desconsiderar que “a copa do mundo entra como mais um desafio. A população e as empresas estão com foco direcionado para o maior evento esportivo mundial - sem falar, ainda, sobre os feriados e jornadas de trabalho diminuídas por conta dos jogos da seleção”.

Tendo em vista o cenário posto, pode ser uma boa solução considerar a migração das compras presenciais para o e-commerce que a Copa do Mundo pode provocar durante a Black Friday.

Hey, empresário! Aproveite o momento e dedique atenção para criar uma estrutura adequada de navegação para que todos os seus leads possam realizar suas compras!

Além dessa estratégia, algumas empresas estão adotando o modelo promocional estendido, transformando a Black Friday em campanhas que podem durar o mês inteiro, semanas completas ou, ainda, em estratégias que envolvam os dias 24 e 25 de forma conjunta, para assegurar o uplift da data e garantir boas experiências de compras.

Podemos esperar vendas nessa Black Friday?

Sim! A Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontou que, somente no varejo, a movimentação poderá chegar a R$ 4,21 bilhões nesta temporada.

Os leads estão chegando com alto nível de engajamento e alimentar suas expectativas com boas condições pode ser ponto chave para surfar no contexto. De acordo com Mendes, “a Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para as empresas, já que, como exemplo a Monocard, as equipes de marketing e vendas se uniram com o objetivo traçar as melhores estratégias de atração de leads e fechamento de negócios”.

Na visão de nosso analista, a chave para o sucesso da temporada está centrada no bom preparado das equipes: “estou bastante confiante com o mês de novembro, e espero poder ajudar várias empresas e pessoas com suas conexões e networking, através do Monocard, com o benefício de adquirirem a solução em condições especiais”.

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