Frete grátis para todo Brasil

header

Cartão de visita digital - Tecnologia

A evolução dos cartões de visita

Milena Franco

O cartão de visitas existe há muito tempo e é considerado parte fundamental no processo de branding de qualquer profissional, já que ele é o primeiro contato que seu cliente tem com o seu trabalho. Além de ser imprescindível para a criação do relacionamento com o público, é também essencial para a consolidação de credibilidade na sua área de atuação.

Mas, você já parou para pensar quando é que ele se tornou uma ferramenta tão importante nas nossas relações?

Surgimento dos primeiros cartões de visita

Os primeiros cartões de visita foram criados na França, no reinado de Louis XIV, e eram usados para apresentar seus donos em um período em que cartão de visitas representava status social. Viu só como ele sempre foi sinal de credibilidade?

Nesse mesmo século, na Inglaterra, surgiram os cartões comerciais, que são uma espécie de protótipo do cartão de visita como conhecemos hoje. Eles eram utilizados como peças de propaganda e mapas para orientar os consumidores a chegar até os pontos comerciais. Aqui, os cartões de visita se tornaram ferramenta importantíssima para qualquer pessoa de negócios que quisesse conquistar e atrair mais clientes!

Na época, os cartões de visita eram impressos por xilografia ou letterpress, que é a tinta aplicada sobre um relevo e pressionada contra o papel.

Com a popularização dos cartões, a litografia começou a ser utilizada na impressão, o que permitiu a inclusão de brasões e ornamentos refinados. Assim, a corte francesa adotou os cartões de visita como regra de etiqueta e eles estavam nas mãos de todas as damas e cavalheiros da classe média no século XIX.

Tornou-se costume deixar cartões de visita nas casas de amigos para anunciar uma visita. Esses cartões eram simples, com apenas o nome do visitante e, às vezes, um desenho ou brasão de armas.

Já no século XIX, os cartões de visita se tornaram mais elaborados e incluíam informações como endereço, profissão e afiliações sociais. Eles também eram usados como uma forma de estabelecer conexões sociais e de negócios.

Com o surgimento da tecnologia de impressão em massa no século XX, os cartões de visita se tornaram mais acessíveis e amplamente utilizados. Empresas começaram a imprimir seus próprios cartões de visita com logotipos e informações detalhadas sobre seus produtos e serviços.

Hoje, os cartões de visita podem ser feitos de papel ou plástico, como o PVC, acetato e látex. Ele também pode ter formatos tradicionais ou encaixes, dobras, relevos e cortes especiais, para os mais ousados. E com diversas inovações tecnológicas desde as últimas décadas, eles podem ser, também, digitais. Isso é prova de que nós, profissionais, estamos sempre tentando nos modernizar e destacar em meio à concorrência.

Curiosidades sobre o cartão de visita no mundo

1. Durante o período vitoriano na Inglaterra, os cartões de visita eram usados como uma forma de estabelecer a posição social e econômica de uma pessoa;

2. O cartão de visita mais antigo conhecido foi encontrado em Londres e pertenceu a um homem chamado Mr. Wedgwood. Ele foi impresso em 1762 e apresentava informações sobre seu trabalho como oleiro;

3. Na década de 1800, as mulheres usavam cartões de visita para fazer convites formais para jantares e eventos sociais. Esses cartões geralmente apresentavam um espaço em branco para a anfitriã escrever a hora e o local do evento;

4. Os cartões de visita eram tão populares na era vitoriana que existiam até mesmo etiquetas de cartão de visita para orientar as pessoas sobre como usá-los corretamente;

5. Acredita-se que o primeiro cartão de visita a ser produzido nos Estados Unidos foi feito para o Presidente John Adams em 1798;

6. Durante a Segunda Guerra Mundial, os cartões de visita eram usados como uma forma de propaganda. Os soldados americanos levavam cartões de visita com informações sobre a língua e a cultura local para ajudá-los a se comunicar com os civis;

7. Em algumas culturas, o ato de entregar e receber um cartão de visita é considerado uma forma de respeito e cortesia;

8. Em algumas partes do mundo, como Japão, é considerado rude escrever em um cartão de visita na frente da pessoa que o entregou;

9. No Japão, o cartão de visita é chamado de "meishi" e é considerado uma forma de arte. O ritual de trocar cartões de visita é conhecido como "meishi kokan" e é uma parte importante da cultura empresarial japonesa.

A importância de se destacar

Hoje, os cartões de visitas são parte fundamental dos negócios no mundo inteiro.

Todos os dias são impressos 27 milhões de cartões de visita, o que dá cerca de 10 bilhões de cartões por ano. No entanto, cerca de 88% desses cartões são descartados em uma semana. Isso acontece porque as pessoas vivem o momento e, caso não precisem dos seus serviços em um curto espaço de tempo, não veem sentido manter suas informações por ali.

Mas, se todo mundo sai por aí distribuindo cartões de visita que vão parar no lixo em uma semana, como você faz para deixar a sua marca e se destacar na primeira impressão? É preciso ser inovador para não deixar que seu cartão de visita seja esquecido no fundo da gaveta. Por isso, criamos o seu cartão definitivo. O Monocard é o cartão de visitas inteligente que te permite compartilhar seus dados de forma prática e segura. Através da tecnologia NFC e QR Code, suas informações estarão sempre a um clique de distância.

ADQUIRA SEU CARTÃO DE VISITA
DEFINITIVO

A Monocard traz uma forma inovadora de conectar pessoas. Transformamos possibilidades em realidade, e trazemos a praticidade do mundo digital para o físico.

payment

Contatos


Monocard® é uma marca registrada com patente pendente de MONO DIRECT LTDA. | CNPJ: 40.203.159/0001-28 - Todos os direitos reservados 2023